sexta-feira, maio 27, 2005

“NEXT GENERATION RADIO”

Experiência pioneira – Podcasting/Audioblogues


A “família dos media digital” parece estar a multiplicar-se. Há quatro anos, os blogues pareciam ser apenas mais uma aplicação informática condenada a um sucesso transitório. Hoje são aos milhões em todo o mundo e já provaram que vieram para ficar.
O familiar mais próximo, o podcasting, já mexe opiniões e os mais curiosos não perdem tempo. Mas afinal o que é o podcasting? Resumindo, o podcasting é a distribuição livre de ficheiros áudio, através da Internet ou directamente de aparelho para aparelho. Um desses aparelhos – um dos mais comuns – é o “iPod” da empresa Apple, que já tem mais de 10 milhões vendidos nos EUA. No entanto o conceito já não é só aplicado ao “iPod”, pois outros aparelhos, como computadores e alguns telemóveis, também permitem o podcasting.


Cada “ouvinte” pode criar e editar os seus programas de rádio em casa, misturando músicas e sons, fazendo entrevistas, discursos, e difundi-los. Para já os conteúdos surgirão maioritariamente dos média, tais como jornais televisões e rádios, com a particularidade de este tipo de ficheiros – podcasts – serem disponibilizados por RSS recebendo assim, temática e automaticamente os programas que lhes interessam sem terem de perder tempo a procura-los. Estes ficheiros, após serem recebidos pelos podcasters podem ser ouvidos ou mesmo trabalhados.


Sinais claros encaminham a rádio para novos horizontes. Com o podcasting a rádio pode transformar-se, e mudar a maneira como a encaramos. A adaptação dos conteúdos ao gosto de grupos especializados, a interactividade, a comunicação contínua e directa com a audiência tende a ser uma realidade no futuro próximo. Ao mesmo tempo, os mesmos ouvintes serão os que dominarão os conteúdos chegando a configurar a sua própria programação.
No entanto, podemos afirmar que enfrentamos um conceito radicalmente distinto de rádio. A modificação da essência do meio levará à transformação das próprias características que hoje reconhecemos como elementos distintivos da rádio.

A TSF passou no dia 11 às 07h40 um trabalho sobre esta temática, da autoria de João Paulo Meneses, e que se encontra em suporte áudio e escrito.
Mais comentários no Observatório da Imprensa.

Sem comentários: